terça-feira, 24 de abril de 2012

Semana do livro 2012

No mês de abril de 2012, a biblioteca, no turno da manhã, juntamente com seus parceiros de Sala de Leitura, Sílvia Leão, Artes, Edson e professores de sala de aula comemoraram com seus alunos o dia do livro infantil. Foi a culminância de um trabalho que começou no início do ano letivo, com o projeto Azuvejo: cantos e recantos de Belém. Infelizmente, não tive de postar condições de postar essa atividade na data em que ocorreu por motivos de grave problema na família na época, mas a atividade foi realizada e documentada.
Neste projeto, os alunos conheceram a história de nossa cidade, desde a fundação até os dias de hoje. Para isso, os alunos leram junto com os professores regentes, biblioteca e sala de leitura o livro de Darcy Di Paolo & Italo Flexa Di Paolo, da editora Cortez. Depois essa leitura, foi realizada a excursão ao Centro histórico da cidade, a fim de que os alunos conhecessem de perto o que foi lido no livro.
A partir da leitura e da excursão feita, os alunos começaram a produção de seus textos tendo como tema central "Minha cidade". Essas produções formaram dois livros "Olhando Belém" e "Belém, cidade das mangueiras".
Durante a semana, foi realizado o "Pátio da Leitura" no qual os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a leituras de várias formas.
Para a a culminância do projeto, alunos e professores (artes, Edson; educação física, Rui; biblioteca, sala de leitura e a profa. regente Ivani Rocha) encenaram a fundação de nossa cidade.
 Neste dia também os alunos fizeram declamações de poemas do escritor paraense Juraci Siqueira em homenagem à cidade.
A biblioteca "Caixa mágica de leituras" premiou os alunos que se destacaram como leitores assíduos deste espaço:
 No encerramento, os alunos do CII, apresentaram uma coreografia da música "Belém, Pará, Brasil", de Mosaico de Ravena e dançaram o carimbó.  veja o vídeo e mais algumas fotos:
  Profa. Silene Faro (Biblioteca)

2 comentários:

  1. Que bonita iniciativa! Sou um dos autores do livro "Belém - cidade das mangueiras" e junto com minha mãe Darcy ficamos a disposição para colaborar em novas iniciativas envolvendo a história de nossa querida cidade! Muito sucesso a toda essa turma!
    Abraços,
    Italo Di Paolo

    ResponderExcluir
  2. Olá, que legal você visitar nosso blog! Seu livro foi valiosíssimo para a realização deste projeto. Aproveitando a oportunidade gostaria de convidá-los para visitar nossa escola para falar deste lindo trabalho que é produzir um livro.
    Profa. Silene Faro

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves