Histórico

                A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental "Prof. Sílvio Nascimento" localiza-se no bairro da Condor, sito à Av. Alcindo Cacela, nº 4164, entre a R. Apinagés e Passagem Parintins, às proximidades do rio Guamá.
Foi a primeira escola do bairro, edificada inicialmente em madeira por iniciativa da Sra. Benedita Matos, em 17 de março de 1951, denominada inicialmente como Carlota Ribeiro, permanecendo com este nome até 1967, quando foi inaugurado um novo prédio em alvenaria na administração do Prefeito Stélio Maroja, passando a denominar-se Escola Municipal "Prof. Sílvio Nascimento", em homenagem ao reconhecido educador paraense Domingos Silvio Nascimento.
A escola tem como objetivo formar homens e mulheres, garantindo-lhes o acesso e a permanência com sucesso. Assim, ela pode garantir a sua função social de formar cidadãos de direitos e deveres, que tenham acesso ao saber sistematizado, mas que também saibam construir conhecimentos para poder agir, interagir e modificar o meio, vivenciando uma prática de respeito e ética com as pessoas.
A escola possui 10 salas de aula, 01 laboratório de informática e 01 biblioteca. Funciona em 03 turnos com de educação infantil  e turmas de ensino fundamental organizado em ciclos de formação : C1 (3 anos) e C2 ( 02 anos).
              A escola já foi administrada por vários diretores, além da sra. Benedita Matos, como o prof. Adilson, a profa. Cristina e  a profa. Rosiléia. Sua atual diretora é a profa. Carmen Lúcia, que assumiu a escola em 2009.

O patrona da escola
                "Domingos Sílvio Nascimento", natural de Moju, interior do Pará, nasceu em 14 de outubro de 1882, filho de João Raimundo Nascimento e Maria José de Anunciação. 
Domingos Sílvio Nascimento estudou em Belém desde o primário no Externato Paixão, onde funciona, hoje, a escola rui Barbosa.
               Tornou-se profesor normalista em 1902, formado pela Escola Normal do Pará (IEP). Lecionou e foi diretor de várias escolas em Marapanim, Óbidos, Santa Isabel e Belém.  
Formou-se bacharel em Direito em 1930 e foi nomeado catedrático de História do Brasil do Ginásio Paes de Carvalho, por Magalhães Barata.
              Aposentou-se em 1947 e sempre foi lembrado e admirado como grande mestre. Intelectualmente brilhante, escreveu em diversos jornais e revistas de Belém, muitas vezes sob o pseudônimo de Dulcídio Flores.
            Juntamente com o professor raimundo Proença organizou a obra "Noções de História Pátria", adotada, na época, nas escolas primárias do Pará. Deixou dois livros inéditos: "Matizes" (poesias) e "Conferências".   
             Faleceu em 23 de maio de 1947, aos 65 anos de idade. 

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves