sábado, 16 de abril de 2011

Biblioteca: fichas de leituras

A biblioteca da escola tem como uma de suas ações a "Rede de leitores", na qual depois de o aluno se cadastrar neste espaço, passa a fazer empréstimos de livros para ler em casa com sua família. Ao fazer o empréstimo de um livro o aluno leva junto a ficha de leitura para ser preenchida e ser entregue no dia da devolução  junto com o livro. Selecionei algumas fichas preenchidas para compartilhar aqui no blog as leituras realizadas por nossos alunos.

Aluna: Waléria Vitória
Idade: 9 anos - CII-1º ano
Título da obra: Meu primeiro livro de contos de fadas
Autora: Maria Hoffman
Comentário: Vou conta quantas historia eu li deste livro: A Bela e a fera, João e o pé de feijão, Cinderela. A mulher do pescador, A rainha da neve, A pequena sereia, As princesas dançarinas. 8 hitorias consegui ler.
 Aluna: Eveny Larissa Melo da Costa
Idade 10 anos – CII-1º ano
Título da obra: O casamento de D. Baratinha
Resumo: D. Baratinha não quiz casar com nem um dos animais que ela escolheu, porque ela procurava pelo senhor Barata.
  Aluna: Juliellen Guimarães Albuquerque
Idade: 11 anos – CII-1º ano
Título da obra: A Fada Sempre-Viva e a Galinha-Fada
Autora: Sílvia Orthof
Comentário: Uma historia mutu boa por se tratar de fada bem diferente como por exenplo a fada sempre viva, que não usava farinha (varinha) de condo e sim um leque e a galinha fada que botou setenta e quatro ovos.
 Aluna: Luísa Sena de Araújo
Idade: 9 anos – CII – 1º ano
Título da obra: Pula, gato
Autor: Marilda Castanha
Resumo: A menina entra em uma galeria de arte escondida em um cabide cheio de roupas, deixou o cabide roupas e foi passear pela galeria. Com seu material de pintura, a menina modificou a posição de um gato que está no quadro.
Continuando o seu passeio vão conhecendo outras obras lindas e não prestou atenção que o gatinho saiu do quadro e começou a lhe seguir.
A menina ia embora da galeria quando o gato pulou em cima dela e pegou o material de pintura.
O gato espalhou todo o material de pintura no chão e pegou i pincel e a tinta, começou a pintar o quadro que ele tinha saído.
 A menina ficou caída no chão, depois ela saiu assustada atrás do gato e ficou muito feliz.
Quando viu que o gato tinha pego o material de pintura para pintar o quadro.
A pintura do quadro era da menina e o gato amigos.
Até as obras do quadro fizeram uma festa por causa da grande amizade da menina e do gato.
O gato e a menina foram embora juntos e felizes da galeria.
 Aluna: Luíza Sena de Araújo
Título da obra: Viagens de Carolina
Autor: Ziraldo
Resumo: Carolina e a turma do Maluquinho viajam por diversos lugares divertidos, e ensinam muitas coisas sobre viagens.
 Aluna: Gabriely do rasário Trindade
Idade: 8 anos
Título da obra: a princesinha medrosa
Autor: Odilon Moraes
Resumo: A princesinha tinha medo de escuro ela resolveu ligar toda luz, depois e não tem mais medo do escuro.

Aluna: Karen Carolina
Idade: 10 anos – CII – 1º ano
Título da obra: A princesinha medrosa
Resumo; Ela mandava deixar as luses ligadas dia e noite nunca ficava escuro, ela ordenou que o sol nunca decancase (descansasse) a lua nunca apareça ela tinha medo de tudo até que ela não ficou mas com medo deixou o sol descançar e a lua aparecia e ela mandava apagar as luses do castelo e da cidade.

Modelos das fichas de leituras:
Professora Silene Faro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves