terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Criança seletiva - "Cuidando de nosso lindo planeta azul: o desafio de tecer saberes entre ruas e rios de Belém"

Depois de algum tempo sem postar nada, estou de volta. Desta vez, quero mostrar a vocês o trabalho estarei realizando na biblioteca em parceria com os professores de sala de aula, Artes e sala de leitura.  
É o projeto "Cuidando de nosso lindo balão azul: o desafio de tecer saberes entre ruas e rios" tem o objetivo de mostrar e incentivar as crianças a ter uma postura ecologicamente correta diante do lixo que produz.
Para isso, produzi um folder que será distribuído aos alunos e pais e que será trabalhado de várias formas em sala de aula: 
-Folheto ou folder: um dos principais portadores textuais da sociedade (qual sua finalidade, para quem  se dirige, etc);
-Leitura e análise do texto;
-Conscientização ecológica;
-Confecção de folder.
O folder mostra aos alunos o que é ser e como ser uma criança sustentável, explica como fazer uma coleta seletiva, a diferença entre lixo comum, reciclável e orgânico e o que é reciclagem, além de mostrar um quadro do tempo de decomposição de alguns materiais que jogamos fora.  
Durante o desenvolvimento deste projeto, iremos trabalhar principalmente com os escritores paraenses Antônio Juraci Siqueira, com suas trovas sobre ecologia e Heliana Barriga , com A abelha abelhuda e, além disso, letras de músicas de Nilson Chaves e Rui Barata que falam sobre o meio ambiente.
Iremos também oferecer aos pais uma oficina de reciclagem de garrafas pet e outras embalagens plásticas.
Na culminância do projeto, será feita uma amostra de tudo que foi produzido pelos alunos: folders, histórias, poemas, maquetes e, também, será feita, pelos alunos, uma amostra das releituras do tema através da dramatização, dança e declamação de poemas.  
Veja o folder:


FRENTE


VERSO 

Profa. Silene Faro (Biblioteca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves