segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Eustáquio de Azevedo

José Eustáquio de Azevedo nasceu em Belém em 20 de setembro de 1867 e faleceu na mesma cidade em 05 de outubro de 1943. Adotava o pseudônimo de Jaques Rolla. Poeta, adorava a noite, reunia-se com poetas, seresteiros, jornalistas, violeiros, em resumo, homens que adoravam a noite para cantar e criar versos. Reunia o que conseguia recordar em livros. Teve uma vida atribulada e passava tal vivência para seus sonetos. Foi um dos fundadores da Mina Literária, uma reunião de homens de letras da época para trocar idéias, declamar versos, discutir literatura. A Mina antecedeu a própria Academia Brasileira de Letras. Reunia os membros em sua própria casa, em 1894, o que deu origem à Academia Paraense de Letras. Quando da criação desta entidade, Eustáquio ocupou a cadeira de número 2.
Viveu 77 anos fazendo versos, mas também foi jornalista tradutor, novelista e cronista.

Publicações:
Antologia - Antologia Amazônica, 1970.

Ensaio – Literatura Paraense, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves