segunda-feira, 14 de outubro de 2013

De Campos Ribeiro

José Sampaio de Campos Ribeiro nasceu em São Luís do Maranhão em 1901. Faleceu em Belém em 1980. Chegou ao Pará com cinco anos de idade. Quando Zacarias de Assunção foi governador do Pará, De Campos Ribeiro exerceu o cargo de Secretário de Educação e Cultura.
Foi eleito para a cadeira 37 da Academia Paraense de Letra, sendo empossado no dia 04 de maio de 1937. Foi presidente da APL por duas vezes (1951/52 – 1968/70). Também atuou como jornalista no antigo jornal “A Província do Pará”, além de redator-chefe no jornal “O Estado do Pará”. Integrou a Associação dos Novos e contribuiu bastante para as revistas literárias “Belém Nova” e “A Semana”. Em 1930, pelo seu talento diversificado, recebeu elogios de Nuno Vieira nas páginas de “A Província do Pará” na década de 1930.

Publicações:
Crônicas – Gostosa Belém de Outrora, 1965.
Ensaios – Olavo Nunes, animador de ternuras e ironias, 1971; Graça Aranha e o Modernismo no Pará, 1973.

Poesia – Em louvor do heroísmo e da bravura, 1924; Aleluia, 1930; Brasões de Portugal, 1940; Horas da Tarde, 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves