terça-feira, 30 de abril de 2013

Produções dos alunos

O lixo
Eu entendi que não devemos jogar lixo na rua, nem pichar a parede das pessoas.
Nós devemos fazer nossa parte sobre a dengue, também não devemos deixar pneus, garrafas pets cheias de água poluída, é por isso que a gente adoece, depois nós não sabemos por que.
Também nós não devemos jogar lixo nas praias, praças, ruas etc. Eu acho que quando nós estamos jogando o lixo nas ruas, nós estamos matando o meio ambiente e também as belezas desses lugares.
“Meu caro amigo, põe tento no meu cantar
Não jogue lixo na mata
No quintal, no chão e no mar
Não suje tua cidade
Porque ela é teu berço e teu lar.”
Nicole Cristina Carvalho Barbosa
CII -2º ano (manhã)

Reciclagem 
Nem tudo que é lixo deve ir para o lixo. Devemos separar garrafas, vidros, papéis, etc... para reciclar.
A reciclagem é muito importante para o meio ambiente e a vida das pessoas.
Devemos ajudar a natureza, pois sem a natureza não há vida no Planeta Terra, por isso não jogue lixo e não esqueça de fazer a separação do lixo para ajudar na reciclagem e preservar o meio ambiente.

Thayná Eduarda da Silva Barra
CII-1ºano (manhã)
O lixo
É feio jogar lixo na rua, por exemplo, na feira do Guamá, lá é muito difícil. Eles penam, é uma luta porque lá é uma barraca do lado da outra, isso causa doença, bactérias, dor de cabeça e enjoo.
Os feirantes deviam fazer alguma coisa, tipo se juntar para ir com o prefeito e fazer uma reunião para ajeitar a feira.

Dheniffer dos Passos Braga
Tarde
 Não jogue lixo 
Era uma vez uma cidade cheia de lixo em cada canto. Semanas se acumulando e apareciam ratos, moscas e ficava tudo fedorento.
Um dia, os moradores tomaram consciência e recolheram todo o lixo. Todas as lixeiras que a cidade tinha, todas eram para cada tipo de lixo.
Os moradores aprenderam a reciclar os seus lixos e a cidade se tornou limpa. Eles ensinaram para todos como é bom ter uma cidade limpa.

Diogo Melo
CII-1ºano (manhã)

Ações da Semana do livro

A semana do livro infantil na escola foi realizada do dia 15 a 19 de abril, nos dois turnos. A biblioteca contou com a valiosa parceria dos professores de Artes (Edson Paixão), da Sala de Leitura (Sílvia Leão) e Ivani Rocha (sala de aula). Este ano foi feita uma dinâmica diferente dos últimos anos, pois as ações foram realizadas, principalmente, no espaço da BE e nas salas de aula. Eis algumas das atividades realizadas:
Dia 15/04: Encontro literário com os "Cirandeiros da Palavra" no pátio da escola com todos os alunos. 

No dia 16 as crianças assistiram no espaço da BE ao vídeo "A menina que não gostava de ler", depois do vídeo, elas foram orientadas a produzir textos sobre o tema: o livro. Em um segundo momento, foi realizada na sala da profa. Célia, CI-1º ano, a hora do conto, no qual as crianças conheceram a história da boneca Emília "A pílula falante".
No dia 17, os "Trovadores fiscais do meio ambiente" se apresentaram nas salas de aula recitando trovas sobre a questão do lixo, do poeta Juraci Siqueira. Os trovadores são alunos do CII-1ºano, alunos da profa. Ivani, manhã.

No dia 18, foi organizada uma exposição com as obras de Monteiro Lobato no Pátio da Escola e as crianças foram convidadas a conhecer sua obra e os personagens de sua principal obra infantil o "Sítio do PicaPau  Amarelo. A "Roda de Leitura" foi realizada neste espaço, momento em que as crianças puderam falar de seus livros e histórias preferidas.


No dia 19 foi realizada a culminância do projeto "Cuidando de nosso lindo balão azul" com exposições das produções dos alunos, painéis sobre coleta seletiva e oficina de reciclagem de lixo e apresentação dos trovadores.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Programação da Semana do Livro Infantil


Começou hoje a programação da Semana do Livro na escola. Para a programação estão previstas muitas leituras e contações de histórias nos turnos da manhã, com a profa. Silene Faro, e no turno da tarde, com a profa. Sílvia Leão. Veja a programação completa:





Profa. Silene Faro

Com vocês .....Cirandeiros da Palavra


Hoje, na abertura da Semana do Livro, tivemos a honra de receber Sônia Santos e Andrea Cozzi, contadaras de histórias pertencentes ao grupo "Cirandeiros da Palavra". 
Pudemos perceber o brilho nos olhinhos das crianças ouvindo os poemas e histórias contadas por Andrea e Sônia, isso sem falar nas cantigas, foi lindo ver a participação de nossos alunos. Obriagada por nos proporcionar esses momentos mágicos.
 Silene Faro

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves