terça-feira, 30 de abril de 2013

Ações da Semana do livro

A semana do livro infantil na escola foi realizada do dia 15 a 19 de abril, nos dois turnos. A biblioteca contou com a valiosa parceria dos professores de Artes (Edson Paixão), da Sala de Leitura (Sílvia Leão) e Ivani Rocha (sala de aula). Este ano foi feita uma dinâmica diferente dos últimos anos, pois as ações foram realizadas, principalmente, no espaço da BE e nas salas de aula. Eis algumas das atividades realizadas:
Dia 15/04: Encontro literário com os "Cirandeiros da Palavra" no pátio da escola com todos os alunos. 

No dia 16 as crianças assistiram no espaço da BE ao vídeo "A menina que não gostava de ler", depois do vídeo, elas foram orientadas a produzir textos sobre o tema: o livro. Em um segundo momento, foi realizada na sala da profa. Célia, CI-1º ano, a hora do conto, no qual as crianças conheceram a história da boneca Emília "A pílula falante".
No dia 17, os "Trovadores fiscais do meio ambiente" se apresentaram nas salas de aula recitando trovas sobre a questão do lixo, do poeta Juraci Siqueira. Os trovadores são alunos do CII-1ºano, alunos da profa. Ivani, manhã.

No dia 18, foi organizada uma exposição com as obras de Monteiro Lobato no Pátio da Escola e as crianças foram convidadas a conhecer sua obra e os personagens de sua principal obra infantil o "Sítio do PicaPau  Amarelo. A "Roda de Leitura" foi realizada neste espaço, momento em que as crianças puderam falar de seus livros e histórias preferidas.


No dia 19 foi realizada a culminância do projeto "Cuidando de nosso lindo balão azul" com exposições das produções dos alunos, painéis sobre coleta seletiva e oficina de reciclagem de lixo e apresentação dos trovadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves