1. Justificativas
O
projeto “HQ: a expressão da Literatura do Pará em Quadrinhos”vem contribuir para que nossa
literatura faça parte definitivamente do
universo de nossa escola. Sabe-se que as histórias em quadrinhos são excelentes
ferramentas de incentivo à leitura, pois a associação de textos e imagens torna
o ato de ler mais atraente e dinâmico e os elementos gráficos facilitam a
compreensão do texto. É um gênero que atrai crianças e adultos, então, nada
melhor para promover a literatura paraense transformando-a em quadrinhos através do olhar do próprio aluno.
A
combinação da leitura desses autores, arte (desenho) e informática é outro
fator fundamental nesta ação para o aluno, pois além da facilidade da criança
com o desenho, as ferramentas digitais, como GIMP e HagáQuê
facilitam o aprendizado, visto que estas motivam ainda mais os alunos na produção das
atividades.
Além
disso, essa “facilidade” de produção promovida pelas ferramentas digitais faz
com que os nossos alunos, mesmo não possuindo a habilidade de desenhar,
produzam as suas histórias sintam-se como verdadeiros profissionais, pois ao transformar as leituras feitas em
HQs, eles não brincam apenas de escrever quadrinhos, mas têm a oportunidade de
acessar as suas capacidades de linguagem e aprimorá-las por meio de uma
atividade sistemática e situada socialmente. Vale destacar também que a questão
da autonomia aqui é fundamental, pois o produto final destas ações será a
exposição dos desenhos, banners, cartazes, fotos, revistas impressas e digitais
e, sabe-se da importância para o aluno ver seu trabalho reconhecido e admirado
pela comunidade.
2. Objetivos
-Geral
·
Ler
obras de escritores paraenses e a partir
delas produzir histórias em quadrinhos na versão impressa e digital utilizando
o programa HagáQuê.
-Específicos
·
Incentivar
e promover a leitura de obras literárias, de autores paraenses, no espaço
escolar através de diferentes gêneros e suportes;
·
Conhecer
e aplicar as características das histórias em quadrinho: como balões, legendas,
tipos de letra, linguagem, onomatopeias, tirinhas, personagens, etc;
·
Produzir
história em quadrinho artesanal;
·
Utilizar
os programas de desenho (Paint), edição de imagens (GIMP) e HagáQuê para criação e produção de histórias em quadrinhos no computador.
-Leitura das
lendas A moça do táxi e A matinta do Acampamento, de Walcyr Monteiro;
-Leitura da lenda
Matinta Perera, de Antonio Tavernard;
-Leitura e audição
da música Matinta Perera e Foi boto, sinhá, de Antonio Tavernard;
-Leitura e audição
da música Mapinguari, cantada pelo grupo Boi Caprichoso
-Apresentação
de vídeos das lendas Matinta Perera, Mapinguari e A moça do táxi.
4. Metodologia
Para produção das HQs,
primeiramente, foram feitas as leituras das obras dos escritores Walcyr
Monteiro e Antonio Tavernard. Para ampliar o repertório e dar mais suporte aos
alunos levamos músicas e vídeos sobre o tema das obras estudadas: lendas.
Escolhidas as lendas, os alunos
foram levados a criar histórias em quadrinhos a partir das lendas escolhidas:
Mapinguari, A moça do táxi e Matinta Perera. Para tanto, eles reescreveram a
lenda, em seguida, criaram um roteiro para a produção das cenas da HQ.
Com a ajuda do professor de Artes e
Sala de Leitura, os alunos participaram de uma oficina sobre as características
das HQs. Depois, desenharam os personagens e as cenas para serem digitalizados.
Na sala de informática, alguns
alunos tentaram criar esses mesmos desenhos no editor de desenho, outros fizeram o tratamento da imagem já feitos na aula de artes.
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