Aconteceu na manhã do dia 19 de março, a festa de aniversário de nossa escola. Foi uma festa muito bonita e para relembrar sua história, vamos fazer uma retrospectiva:
Patrono da escola
"Domingos Sílvio Nascimento", natural de Moju, interior do Pará, nasceu em 14 de outubro de 1882, filho de João Raimundo Nascimento e Maria José de Anunciação.
Domingos Sílvio Nascimento estudou em Belém desde o primário no Externato Paixão, onde funciona, hoje, a escola rui Barbosa.
Tornou-se profesor normalista em 1902, formado pela Escola Normal do Pará (IEP). Lecionou e foi diretor de várias escolas em Marapanim, Óbidos, Santa Isabel e Belém.
Formou-se bacharel em Direito em 1930 e foi nomeado catedrático de História do Brasil do Ginásio Paes de Carvalho, por Magalhães Barata.
Aposentou-se em 1947 e sempre foi lembrado e admirado como grande mestre. Intelectualmente brilhante, escreveu em diversos jornais e revistas de Belém, muitas vezes sob o pseudônimo de Dulcídio Flores.
Juntamente com o professor Raimundo Proença organizou a obra "Noções de História Pátria", adotada, na época, nas escolas primárias do Pará. Deixou dois livros inéditos: "Matizes" (poesias) e "Conferências".
Faleceu em 23 de maio de 1947, aos 65 anos de idade.
A festa de 64 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!