segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Galinha Ruiva

Esta é a produção escrita dos alunos do 3º ano do CI, profa. Silene Faro, feita em 2009, em parceria com o prof. de Artes, Edson paixão. Hoje, esses alunos estão com a profa. Ivani Rocha no 2º do CII.
Para a produção desses textos, primeiramente, foi lida duas versões da fábula A galinha ruiva, em seguida, os alunos fizeram a reescrita e a ilustração sob a supervisão e orientação dos professores.

Não tem cor cor, tem cores!

- Papa Dembo, me diga, qual é a cor da África?

- A África, pequeno Chaka, é preta, tão preta quanto minha pele castigada há tanto tempo pelo sol. 
Ela é vermelha, como o sangue que teima em percorrer meu corpo. 
Ela é amarela como a areia do deserto. 
Ela é tão branca quanto a luz do sol no meio do dia. 
Ela é azul como a sombra que persegue o pequeno Chaka na noite mais escura. 
A África é verde como a folha mais alta da palmeira. 
Ela é dourada como o grande rio que nos impede de alcançar os pastos verdejantes.  
A África, pequeno Chaka, tem todas as cores da vida.

Na sema na da consciência negra, biblioteca, sala de informática, Artes, sala de leitura e professores de sala de aula trabalharam  o tema "Não tem cor, tem cores!
A biblioteca (profa. Silene) em parceria com a sala de informática (Antonieta) exibiram para os alunos doCI  e Ed. Infantil o vídeo "Menina bonita do laço de fita" e para os alunos do CII o vídeo "Xadrez das cores". Após a exibição, professores e alunos debateram o tema dos vídeos e expressaram suas ideias através de textos e desenhos.
A professora Sílvia Leão (sala de leitura) ensaiou duas coreografias, com músicas com ritmos africanos com os alunos do CII, além disso, os alunos declamaram poesias e encenaram junto com os professores a história "O caso da boneca negra", de José Artheiro, que foi adapatada pela professora Silene Faro.
A professora Antonieta (sala e informática) trabalhou o tema com os alunos criando cartões de natal utilizando o kolourPaint.  

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves