segunda-feira, 30 de maio de 2011

Todo dia é dia da mamãe



No último dia 13 de maio, os alunos da escola homenagearam suas mamães, no turno da manhã e tarde.
As mães compareceram e ficaram emocionadas com as homenagens de seus filhos. Eis aqui uma pequena amostra do que foi apresentado neste dia:

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Projeto Água: Alfamat

Em poucas palavras
Acolhendo a sugestão do Programa de Formação Continuada Alfamat/Projeto  Água e como desdobramento das atividades realizadas em sala, os professores IVani (sala de aula), Silene (biblioteca) e Cristiano (sala de informática) juntamente com os alunos do 5º ano, realizaram um passeio até à Praça Princesa Isabel e arredores.
Na ocasião, os alunos puderam observar, registrar e coletar informações que lhes permitiram ampliar sua compreensão sobre os diversos aspectos que envolvem o fornecimento de água em nossa cidade entre outros.
Na volta do passeio, já na sala de aula, os alunos escreveram relatórios e desenharam o que mais lhes chamaram a atenção.
Acordamos com os, alunos que em breve estaremos realizando uma visita à Estação de Tratamento da COSANPA. Veja as fotos:
                

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Biblioteca: Leitores do bimestre

Como incentivo de leitura, a biblioteca da escola Sílvio Nascimento divulga e premia os alunos da Rede de Leitores que mais se destacam na leitura a cada bimestre. Portanto, aqui vai a lista de nossos melhores leitores do bimestre.
A aluna Jullielen Albuquerque (CII- 1º ano) ficou com o 1º lugar por lido 11 livros ee a aluna Rafaelly Quaresma (CII-2º ano) com o 2º, leu 10 livros.  As alunas Eveny Larissa (CII- 1º ano) e karen Karoline (CII- 1º ano) ficaram com o 3º lugar. A aluna Luíza Sena (CII-1º ano) foi premiada por ter escrito o melhor resumo de livro.


Parabéns a todos!
Profa. Silene Faro (Auxiliar de biblioteca - 1º turno)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Livros mais solicitados do bimestre

No mês de março e abril bateu o recorde de empréstimo de livros entre os alunos da Escola Sílvio Nascimento. Estou postando aqui os títulos mais solicitados entre eles, pena que muitos não tenham mais de um exemplar na biblioteca e a reserva já fica feita. Os livros são: 

Bruxa Vanda tinha um sonho: poder ficar em casa sem fazer nada, sem mover um só dedo. Para isso, elaborou uma poção mágica com a qual conseguiria realizar seus desejos, inclusive transformar objetos de diferentes formas geométricas em qualquer outra coisa. O que ela não imaginava é que uma outra pessoa beberia a sua preciosa poção...
A história do cachorro que encantou o mundo, agora para crianças. Inspirada no best-seller Marley & Eu e voltada para o público infantil, esta livro conta as travessuras do simpático e pequeno filhote, desde sua chegada à uma nova casa. A cada dia passado, ele crescia mais. E quanto maior ficava, mais encrenca arrumava. Uma história escrita sob medida para as crianças, sobre como o amor pode nos surpreender com recompensas inesperadas.
As aventuras de um urso que cobre seus amigos de perguntas para descobrir de onde vêm os bebês. E as divertidas respostas da bicharada da floresta, que o iludem com evasivas e histórias fantasiosas, exatamente como fazem os adultos embaraçados diante da tal pergunta.
"Arca de Noé" é também o título do primeiro poema desse livro. O conjunto é formado por 32 poemas, a maioria sobre bichos, e inclui os que constam dos discos Arca de Noé 1 e 2. Alguns foram musicados pelo próprio Vinicius de Moraes (1913-80) e se tornaram clássicos da MPB para crianças. (Um bom exemplo é o daquela casa "muito engraçada" que "não tinha teto/ não tinha nada".) Todos são poemas feitos para ler, aprender de cor ou cantar. Prêmio Jabuti 1992 de Melhor Produção Editorial de Obra em Coleção.
Os livros de Monteiro Lobato, principalmente, Reinações de Narizinho, e os livros de Ziraldo também foram bastante solicitados pelos alunos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Seja um bicho na leitura

A Caixa Mágica de Leitura (biblioteca) em parceria com a Sala de Leitura, os professores de Artes  e alguns professores de sala fizeram a culminância do dia nacional do livro infantil, 18 de abril, no pátio da escola. Sob o nome de "Seja um bicho na leitura", o projeto proporcionou aos alunos do turno da manhã vivências diferenciadas de leitura, como: música, poesia, teatro e dança.
O escritor homenageado dessa vez foi o poeta Vinícius de Moraes, porém não deixamos de falar de Monteiro Lobato, já que o dia também foi dele.
A primeira grande apresentação do dia foi a dramatização de um livro criado pela professora Maria Monteiro (Artes) "A fazenda do Barulho". No livro, a profa. fez uma adaptação dos poemas "O pato" e "A galinha d'angola", de Vinícius de Moraes e criou uma história envolvendo o pato pateta, a galinha d'angola, Vinícius e Toquinho.
Além da dramatização da Fazenda do barulho, houve também a apresentação do recital dos bichos, no qual os alunos, orientados pela auxiliar da biblioteca, profa. Silene Faro. No recital dos bichos foram apresentados os poemas O pinguim, A pulga, A foca, O elefantinho e As borboletas, todos de Vinícius.


No final, as alunas do CII-2º ano apresentaram uma coreografia da música "Abaçaiado", do grupo Teatro Mágico".

Agora, assista o vídeo da apresentação do Pinguim:

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves