segunda-feira, 30 de agosto de 2010

I Campenato da Palavra: finalistas

Alunos classificados para a etapa final do I campeinato da palavra que ocorrerá dia 31 de agosto no turno da manhã, durante a programação da culminância do mês do folclore:
1º turno
  1. Afonso de Matos Magalhães
  2. André de Matos Magalhães
  3. Natália Santos Silva
  4. Andrey Sipriano Gonçalves
  5. Thalia Pereira Martins
  6. Ester Melissa Cabral

2º turno

  1. Victória Ketry
  2. Izabel Lima Batista

3º turno

  1. Rayane Maciel
  2. Matheus Cunha
  3. Marcelo Antunes
  4. Lorena

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lendas Amazônicas

Estas são as lendas que estamos trabalhando para a culminância da Semana do Folclore.

2ª etapa do I Campeonato da Palavra

Ocorreu hoje, 23 de agosto, a 2ª etapa do I Campeonato da Palavra. Nesta etapa, os alunos classificados na 1ª fase, tiveram que fazer um ditado com 20 palavras. Os alunos não poderão errar mais que 50% das palavras ditadas para poderem passar para a etapa final, que será no próximo dia 31 de agosto.

domingo, 22 de agosto de 2010

Dia do folclore

Durante esta semana os professores de Artes (Eson Paixão), Sala de Leitura (Sílvia Leão), Sala de Informática (Cristiano), professora Ivani, juntamente com a professora da Biblioteca (Silene Faro) estarão trabalhando o tema "Folclore" com seus alunos. A culminância dos trabalhos será dia 31 de agosto com várias apresentações no pátio da escola. Enquanto isso vamos aprendendo um pouco mais sobre este tema:

Origem do dia do folclore
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Para que serve?

O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

Qual a origem da palavra "folclore"?

A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diafolclore4.html

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves