terça-feira, 27 de abril de 2010

Emília, Emília ...E a pílula falante!

No 3º dia de programação da Semana do Livro na Escola Sílvio Nascimento foi em homenagem ao grande escritor do Sítio do Picapau Amarelo Monteiro Lobato.


D. Benta, tia Nastácia, Narizinho, Emília, Príncipe Escamado, Mestre Cascudo e Dr. Caramujo estiveram presentes na encenação feita pelos alunos do 3º ano do CI, da profa. Glória Uchoa. A profa. Silene Faro fez uma adaptação do primeiro capítulo do livro Reinações de Narizinho, a “A pílula falante” e, com a ajuda da profa Sílvia Leão (Sala de Leitura), ensaiou com os alunos durante duas semanas. Como não podia deixar de ser, a apresentação foi um sucesso!

A apresentação teatral foi seguida do musical “Emília, Emília”, de Baby Consuelo apresentado pelos alunos do 1º ano do CI, que também foi lindo.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Sílvio tem disso...

No segundo dia da Semana do Livro na Escola Sílvio Nascimento houve apresentação da poesia A" boneca" e coreografia da música "Minha boneca de lata" pelos alunos do CI das professoras Júlia, Arlene e Célia ensaidas pela professora de Sala de Leitura Sílvia Leão.


Na sequência, destaque para a apresentação do musical "As borboletas", com o poema de Vinícius de Moraes e a música de Adriana Calcanhoto. Foi simplesmente LINDA esta apresentação, poesia pura. Prendeu a atenção das crianças do começo ao fim, num silêncio absoluto, que só se desfez no final da aprensentação para os aplausos.

Houve também a apresentação de algumas quadrinhas do livro organizado pela escola "O Sílvio tem disso".





Na biblioteca e no pátio, houve a "Hora da história" para os alunos da Profa. Arlene e e profa. Júlia. A história trabalhada foi A festa no céu.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Abertura da Semana do Livro no Sílvio

Hoje, 19 de abril, aconteceu a abertura da Semana do Livro na EMEIF prof. Sílvio Nascimento com muita animação, música, dança, poesia e teatro.
A escritora Heliana Barriga, convidada especial, foi homenageada e entrevistada pelos alunos. Na ocasião foi feita também a inauguração oficial da Biblioteca da escola, chamada carinhosamente de "A caixa mágica de leitura".

domingo, 18 de abril de 2010

Semana do Livro Infantil


De 19 a 23 de abril de 2010, a Escola Sílvio Nascimento estará comemorando a Semana do Livro Infantil, homenageando Monteiro Lobato e Heliana Barriga, escritora paraense que estará presente na abertura do evento e sendo entrevistada pelos alunos.
A semana contará com várias apresentações dos alunos, da Ed. Infantil ao 2º ano do ciclo II: música, dança, teatro e poesia.
Na ocasião, a biblioteca da escola, a "Caixa Mágica de Leitura", estará sendo formalmente inaugurada e entregará prêmios para os alunos-leitores mais assíduos deste espaço.
Durante toda a semana, haverá programação no pátio da escola e na biblioteca com bate-papo com escritor, contação de histórias, declamação de poesias, filmes infantis, leitura livre e gibiteca.
Todas as apresentações foram organizadas pela Biblioteca, Sala de Leitura e o prof. de Artes.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Paixão de Cristo: uma dramatização

Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.

Sua proposta de vida não foi atendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que o terceiro dia a vida acontecia.

A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.

E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa.
Cristo morreu, mas ressuscitou.

E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.

Que este seja o verdadeiro da minha, da sua, da nossa Páscoa, que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo, porque isso sim é o verdadeiro sentido da Páscoa.
Para mostar aos alunos como aconteceu este importante momento do calendário cristão, na última quarta-feira, 31 de março, professores e funcionários da escola fizeram uma pequena dramatização da morte e ressureição de Cristo.

.

Ensinando a fazer coleta seletiva

Ensinando a fazer coleta seletiva
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Pesquisar este blog

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Reflexão

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

Rubem Alves